Dayana Debossan Coelho
Professora Adjunta do Departamento de Geografia e coordenadora do Laboratório de Geografia Histórica das Cidades e Territórios (GEHOCIT) da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (2023). É Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). É Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2021). É bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2013). No período de 2010 a 2011 foi bolsista de iniciação científica junto ao projeto Impacto Pluvial e Organização do território: compreendendo o percurso dos recursos de reconstrução dos municípios mineiros atingidos pelas enchentes/secas no período de 2006 a 2009, financiado pela Fundação Arthur Bernardes (FUNARBIC). Entre 2012 e 2013 participou como bolsista do projeto de pesquisa Formação das periferias urbanas de Viçosa-MG: os casos de Nova Viçosa e Amoras (1970 e 1980), com o financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pesquisa principalmente nas seguintes áreas: periferização, urbanização, política habitacional, modernização do território, regionalismo, política agrária.
Maria Isabel de Jesus Chrysostomo
Bacharel e licenciada em Geografia (UERJ/UFRJ), mestre e doutora em Planejamento Urbano (IPPUR/UFRJ), pós-doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenadora do Laboratório Geografia Histórica das Cidades e Territórios (GEHOCITE/UFV). Suas linhas de pesquisa são: Migração estrangeira e política territorial; Formação das Periferias Urbanas em cidades de pequeno e médio porte na Zona da Mata Mineira; Geografia Histórica das cidades. Coordena os seguintes projetos de pesquisa: « O imigrante em disputa: o lugar e o território do estrangeiro nos conflitos regionais entre Minas Gerais e Rio de Janeiro nos anos 1870-1930 »; « Quando a periferia é a cidade: notas sobre o crescimento da nova pobreza urbana na microrregião de Viçosa (1970-2015) ». Entre suas publicações, destacam-se: « Os rios e pântanos nas primeiras representações cartográficas da vila Campos dos Goitacazes: imaginação geográfica e disputas de poder (final do século XVIII até começos do XIX) ». Confins, v. 31, p. 20-45, 2017; « Política Territorial nos Sertões dos Índios, século XIX ». Mercator, v. 15, p. 55-71, 2016 (co-autoria de Higor Mozart); « Estratégias Imobiliárias e a construção do ‘mito’ do pai dos pobres na produção dos bairros periféricos de Amoras e Nova Viçosa (1970-1990) ». RA’E GA: o Espaço Geográfico em Análise, v. 33, p. 248-276, 2015 (co-autoria de Dayana Debossan Coelho); « Do depósito à hospedaria de imigrantes: gênese de um ‘território da espera’ no caminho da emigração para o Brasil ». História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 17, p. 1-23, 2014 (co-autoria de Laurent Vidal).
E-mail: isachrysostomo@ufv.br
Renato Lopes Coelho
Possui graduação em Abi – História pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Tem experiência na área de Educação Popular, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, cidadania, extensão e métodos paulo freire. Participação em projetos e programas de extensão, como PROEXT, PROCULTURA e PIBEX, através de movimentos estudantis como o Cursinhos Popular de Paula Cândido, Articulação de Cursinhos Populares e o Cursinho Popular DCE/UFV. Experiência recente com pesquisa em história regional, Abordando a Zona da mata Mineira como objeto de estudos, com atividades recentes em arquivos do poder judiciário, da comarca de viçosa, Fórum Artur Bernardes, pesquisando registros de distribuição de terras e outros documentos cartoriais e arquivos crime. Em andamento pesquisa sobre elementos de História social e econômica da comarca de viçosa, que visa a valorização e a construção de novas narrativas sobre a identidade e a formação Histórica do local.
E-mail: renato.coelho@ufv.br
Élida Peixoto de Oliveira
Bacharela em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com a conclusão em 2023. Participou do GEHOCITE Laboratório de Pesquisa em Geografia Histórica, Cidades e Territórios, sob a coordenação da professora Maria Isabel de Jesus Chrysostomo. Iniciou a graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa em 2023.
E-mail: elida.peixoto@ufv.br
Leonardo Enrique Cares Pereira
Licenciado e Bacharelando em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa. Atuou na área ambiental de programas como, o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do IEF no Parque Estadual Mata do Limoeiro (2022); Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação (PVUC) no Parque Estadual de Itaúnas (2024); e como voluntário no ISAVIÇOSA no Parque Natural Municipal do Cristo Redentor, do município de Viçosa (2023). Fez mobilidade acadêmica para Portugal (Fevereiro – Agosto de 2020). Participou no Programa Residência Pedagógica da UFV (2021/2022). Principais áreas de Interesse: Geografia Urbana, Econômica, Meio ambiente.
E-mail: leonardo.cares@ufv.br
Higor Mozart Geraldo Santos
Licenciado e bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGEO/UFJF). Doutor em Geografia junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (PosGeo/UFF). Professor do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (Campus Muriáe). Membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (NEAB) da UEMG-Carangola. Membro do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IF Sudeste (Campus Muriaé).Foi professor substituto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa (DGE/UFV) (2016-2018). Foi professor efetivo da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Carangola, junto ao Curso de Geografia. Foi vice coordenador do Laboratório de Geografia Histórica das Cidades e Territórios (GEHOCITE), do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Viçosa. Principais áreas de interesse: Ensino de Geografia; Geografia Histórica, História do Pensamento Geográfico e Geografia Política.